Riscos Financeiros e Níveis de Proteção
Na atual conjuntura e realidade global, a Longevidade veio para ficar, faz sentido afirmar, que o Homem está sujeito a três (3) riscos financeiros, durante a sua Vida.
Segundo uma versão americana, ao risco financeiro e níveis de proteção, criaram a mnemónica L S D:
- – LIVE TOO LONG ( Viver demasiado tempo, a Longevidade é uma realidade)
- – SICKNESS or ACCIDENT (Ter uma doença ou acidente)
- – DIE TOO SOON (Morte prematura, deixando a família sem proteção financeira)
A cultura dos países do sul da Europa, tomou uma maior consciencialização, a partir da crise do Subprime em 2007, foi uma crise financeira nos mercados, que alastrou globalmente, envolvendo milhares de famílias que sentiram a dor, da ausência de plano B ou C.
A proteção à reforma, ao património e à família, são o garante em caso de imprevisto, mantendo o atual padrão e qualidade de Vida na família, fazendo a diferença, para continuar ou iniciar uma nova vida ou atividade.
A reforma que nos venderam! quando entrámos no mercado de trabalho é uma miragem, arriscamos a ser Reformados Pobres, tal é o desequilíbrio (40% a 50% hoje) entre o último vencimento da Vida Ativa para o primeiro da Vida de Reformado, garantir na Vida Ativa outras poupanças é fundamental.
A proteção ao Património é uma obrigação fundamental, os níveis de proteção devem ser ajustados ao valor patrimonial e ao risco financeiro exposto.
Veja aqui outras questões de interesse pessoal.
Planos de Proteção Familiar, Reforma ou Património